segunda-feira, 25 de maio de 2009

Atividade 1: Software Educacional !!!

Gabriela Vesce (2008) afirma que os softwares podem ser considerados programas educacionais a partir do momento em que sejam projetados por meio de uma metodologia que os contextualizem no processo ensino-aprendizagem. Desse modo, mesmo um software detalhadamente pensado para mediar a aprendizagem pode deixar a desejar se a metodologia do professor não for adequada ou adaptada a situações específicas de aprendizagem.
Quando se desenvolve um software educacional para apoio ao processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo, uma das etapas primordiais de sua produção é definir a concepção pedagógica daqueles que estão envolvidos no seu desenvolvimento e implementação. E para isso, ter um ou vários pedagogos na equipe de projeto é indispensável, o que acaba ocorrendo é que grande parte das equipes de desenvolvimento de software educativo não possuem pedagogos ou então os pedagogos tem um papel meramente teórico.
O professor não é produtor de software educacional porque a maioria dos docentes não possuem o domínio na área de programação e adquirir esse conhecimento leva um certo tempo, com isso o professor poderia até perder seu foco na educação.
No meu ponto de vista os softwares educacionais poderiam ser desenvolvidos em conjunto com as escolas e os professores poderiam auxiliar na construção desses programas, mesmo não tendo um domínio de programação, ele poderia participar no desenvolvimento com ideias de temas e utilizar sua experiência na área pedagógica para deixar o software com o jeito que seu aluno goste e tenha interesse e prazer de utilizá-lo.

Bibliografia:
http://www.infoescola.com/informatica/softwares-educacionais/
http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/EDTECH/softedu.htmhttp:/
www.centrorefeducacional.com.br/sofedu.html
http://www.weblivre.net/artigo/informatica-educativa/software-educacional-como-escolher/